Proinfo Integrado
Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Unidade 1 Atividade 1.1
Formadora: Lourdes Misael
Cursistas: Paulo Sérgio da Silva Scaranaro e Adelaine de Oliveira e Silva
Sociedade da Aprendizagem: “Transformando tecnologia em conhecimento”
Nossa sociedade vive momentos paradoxais do ponto de vista da aprendizagem, a cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender. Também podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender estende-se cada vez mais na história pessoal e social, impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida.
A sociedade atual é também conhecida como sociedade da aprendizagem na qual aprender constitui não apenas uma exigência social crescente, como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e mesmo econômico dos cidadãos, essas demandas crescentes de aprendizagem produzem no contexto de uma suposta sociedade de conhecimento, que não apenas exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas, mais que as aprendam de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura de aprendizagem, ou seja, na perspectiva cognitiva ou social.
Conhecer as características que definem essas novas formas de aprender é não apenas um requisito para podermos adaptar-nos a elas, criando novos espaços institucionais que respondam a essas demandas. É preciso investir no conhecimento e na aprendizagem, as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento.
A informatização do conhecimento tornou muito mais acessíveis todos os saberes ao tornar mais horizontais e menos seletivos a produção e o acesso ao conhecimento. Hoje qualquer pessoa informaticamente alfabetizada pode criar sua própria página web e divulgar suas ideias ou acessar as de outros, no entanto, para desvendar esse conhecimento, dialogar com ele e não simplesmente deixar-se invadir ou inundar com tal fluxo informativo, exigem-se maiores capacidades ou competências cognitivas dos leitores dessas novas fontes de informação.
Como consequência dessa multiplicação informativa, experimentamos uma crescente incerteza intelectual e pessoal. Com isso, muitos conhecimentos que podem ser proporcionados aos alunos atualmente passaram a ter data de validade, do mesmo modo como outro alimento acondicionado. No ritmo da mudança tecnológicas e científicas em que vivemos, ninguém pode prever quais os conhecimentos que os cidadãos precisarão dominar dentro de dez ou quinze anos.
Portanto, mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar dos professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário