quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Psicomotricidade na Educação


Psicomotricidade na educação

Em Educação Física, a construção do sujeito e da linguagem aponta para um universo de possibilidades que precisa ser considerado, a fim de contemplar essa perspectiva. De acordo com Gomes (2004), todo evento experimentado pelos sentidos deixa no corpo marcas que são expressas por uma linguagem, que se traduz em movimentos.
O corpo entendido como suporte textual de linguagem que manifesta a cultura na qual está inserido, pois “ao se movimentarem, homens e mulheres expressam intencionalidades, comunicam e veiculam modos de ser, pensar e agir, característicos, ou seja, culturalmente impressos em seus corpos.” (Neira, 2007, p.14), Assim compreende-se o corpo como “texto da cultura” e os gestos como os “textos do corpo”.
Nessa disciplina, é necessário considerar a dimensão sociocultural do movimento, a partir da construção histórica do conceito de cultura corporal de movimento como conhecimento pedagógico.
No 1º Ciclo, a criança de 6 a 8 anos encontra-se em um momento privilegiado de construções culturais pelo movimento, sendo característico o intenso ato de movimentar-se, construído além da escola, um conjunto de saberes corporais, repletos de emoções, desejos e motivações que são próprias desse período, cabendo a ela vivenciar e ampliar a construção dos conhecimentos. Devem ser pautadas na reflexão e vivência de todos os elementos da Cultura Corporal de Movimento (jogos, lutas, danças, esportes, ginásticas, conhecimentos sobre o corpo, dentre outras manifestações), passando das vivências espontâneas para as construções sistematizadas.
Para a constituição do sujeito criativo, necessita-se pensar a ludicidade no espaço escolar interligado com a construção do conhecimento de forma prazerosa, retomando o espaço do brincar para propiciar aos estudantes o prazer do aprender.

                                                                                                Profº Educação Física
                                                                                                 Paulo Sérgio S. Scaranaro
                                                                                                        

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