Psicomotricidade
na educação
Em Educação Física, a construção do
sujeito e da linguagem aponta para um universo de possibilidades que precisa
ser considerado, a fim de contemplar essa perspectiva. De acordo com Gomes
(2004), todo evento experimentado pelos sentidos deixa no corpo marcas que são
expressas por uma linguagem, que se traduz em movimentos.
O corpo entendido como suporte textual de linguagem
que manifesta a cultura na qual está inserido, pois “ao se movimentarem, homens
e mulheres expressam intencionalidades, comunicam e veiculam modos de ser,
pensar e agir, característicos, ou seja, culturalmente impressos em seus
corpos.” (Neira, 2007, p.14), Assim compreende-se o corpo como “texto da
cultura” e os gestos como os “textos do corpo”.
Nessa disciplina, é necessário considerar a dimensão
sociocultural do movimento, a partir da construção histórica do conceito de
cultura corporal de movimento como conhecimento pedagógico.
No 1º Ciclo, a criança de 6 a 8 anos encontra-se em
um momento privilegiado de construções culturais pelo movimento, sendo
característico o intenso ato de movimentar-se, construído além da escola, um
conjunto de saberes corporais, repletos de emoções, desejos e motivações que
são próprias desse período, cabendo a ela vivenciar e ampliar a construção dos
conhecimentos. Devem ser pautadas na reflexão e vivência de todos os elementos
da Cultura Corporal de Movimento (jogos, lutas, danças, esportes, ginásticas,
conhecimentos sobre o corpo, dentre outras manifestações), passando das vivências
espontâneas para as construções sistematizadas.
Para a constituição do sujeito criativo, necessita-se
pensar a ludicidade no espaço escolar interligado com a construção do
conhecimento de forma prazerosa, retomando o espaço do brincar para propiciar
aos estudantes o prazer do aprender.
Profº Educação Física
Paulo Sérgio S. Scaranaro
Profº Educação Física
Paulo Sérgio S. Scaranaro
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