quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ativ.2.6 Plano de aula


Proinfo Integrado

Curso: Tecnologias na Educação
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Formadora: Lourdes Misael
Cursistas: Adelaine de Oliveira e Silva, Larisse Edwirges de Castro, Paulo Sérgio da Silva Scaranaro.


Meio Ambiente: Saúde em Risco


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Através desta aula o aluno poderá visualizar diferentes ambientes e o resultado da ação humana sobre eles. Perceber-se como sujeito participante do meio social em que vive questionando assim, as suas atitudes, desenvolvendo o respeito ao meio ambiente e posicionando-se de forma crítica frente a determinadas situações.
Duração das atividades
Tempo previsto 2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Alguns conceitos foram trabalhados anteriormente com o objetivo de propiciar um melhor aproveitamento da aula e, consequentemente, uma melhor aprendizagem. Dentre eles, a compreensão e organização do espaço em que vivem, reconhecendo o espaço geográfico como resultante da inter relação indivíduo/natureza; também foi trabalhado o que é paisagem: seus elementos, suas diferenças e relações.
Estratégias e recursos da aula
Os alunos poderão atingir os objetivos propostos por meio de pesquisas na internet, atividades interativas de colaboração e cooperação.
Serão elaboradas situações desafiantes, e questionamentos que propiciem a auto criticidade. Serão organizados grupos de alunos de acordo com interesses comuns onde os mesmos irão elaborar uma aula expositiva utilizando como recurso tecnológico o data show, not book. Neste momento haverá a interação entre os grupos com exposição de trabalhos exibidos no data show.
Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação deve ser diversificada e contínua, deve contemplar as especificidades e habilidades prévias dos alunos durante todo o processo de ensino aprendizagem. Propiciando ao professor oportunidades de repensar a sua prática pedagógica em busca dos objetivos da aprendizagem. Isto permite verificar se os conteúdos estão sendo aprendidos propiciando assim, condições para que os alunos aprendam da melhor forma possível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário